Agende Uma Consulta
Contamos com uma equipe multidisciplinar, formada por médicas dermatologistas, enfermeiras, fisioterapeutas, esteticistas, terapeutas capilares, além de todo um staff centrado no atendimento e acolhimento do nosso paciente.
Nem a pele dos lábios fica ilesa! Com o tempo, os lábios perdem volume, apresentam rugas e linhas finas. Mas engana-se quem acredita que isso acontece somente com a idade mais avançada. Portanto, entenda como os primeiros sinais de envelhecimento aparecem nos lábios, e como prevenir ou minimizar o envelhecimento labial. Confira!
Os lábios são capazes de expressar emoção, sensualidade e vitalidade, por isso são focos visuais da face e da juventude. Mas como estamos sujeitos, da cabeça aos pés, aos efeitos do passar dos anos e aos fatores genéticos e externos, a partir dos 30 anos já se pode perceber nos lábios alguns dos sinais mais visíveis e incômodos de envelhecimento.
Descamação, surgimento de linhas finas, irregularidades e perda de volume são as consequências visíveis. Mas, como as rugas surgem nesta região?
A medida que envelhecemos, o lábio superior aumenta e a espessura dos tecidos moles que o compõem diminuem, o que leva à perda de volume da região, conferindo, consequentemente, aquela aparência flácida e enrugada aos lábios. O envelhecimento na região dos lábios é causado principalmente por uma combinação de flacidez e deflação, que levam à diminuição das fibras de colágeno e elastina, predispondo, assim, ao surgimento das linhas de expressão.
Outro fator importante que contribui para a mudança da aparência dos lábios com a idade são alterações ósseas no maxilar inferior e nos dentes. Por exemplo, a perda de densidade óssea pode causar perda no contorno labial e em seu suporte.
Rachaduras, ressecamento, manchas vermelhas nas bordas, diminuição do tom rosado/vermelho, perda de definição do arco labial e formação de linhas acima dos lábios também atuam no envelhecimento visual dos lábios. Até os 40 anos, ressecamentos e rachaduras relacionados com desidratação são os problemas labiais mais visíveis, porém esses problemas continuam aumentando principalmente após a menopausa, com as alterações hormonais.
Toxina Botulínica: Funciona como medida preventiva ou para a fase inicial de rugas e linhas finas. Injeções dessa substância são aplicadas em doses baixas – “microbotox”, principalmente no lábio superior, onde costuma surgir o aspecto rachado.
Peeling Químico: Serve para retirar os famosos códigos de barras, fazendo uma renovação celular da pele. Entre os mais populares, está o peeling de fenol.
Laser: Existem vários tipos, mas os mais indicados para linhas aparentes nos lábios são os Lasers Co2, pois estimulam a produção de colágeno, diminuindo a profundidade das rugas.
Preenchimento: Feito com ácido hialurônico, é o procedimento mais procurado para a perda de volume e hidratação . Em geral, pode-se esperar melhora na definição dos lábios e menos rugas, visto que as esferas com ácido hialurônico se aninham dentro das rugas e, de forma eficiente, absorvem água e dão vitalidade aos lábios.
Contamos com uma equipe multidisciplinar, formada por médicas dermatologistas, enfermeiras, fisioterapeutas, esteticistas, terapeutas capilares, além de todo um staff centrado no atendimento e acolhimento do nosso paciente.