Terapia Capilar

A queda excessiva dos cabelos tem impacto significativo na aparência, e pode ser fonte de preocupação para homens e mulheres. A alopecia androgenética, também conhecida como calvície, é um problema que leva à perda total ou parcial dos cabelos. Embora seja mais comum entre o sexo masculino – estima-se que 80% dos homens com mais de 80 anos sofram do problema – a alopecia androgenética também pode afetar as mulheres. Nos homens, a perda de cabelo tende a se concentrar no topo do couro cabeludo. Nas mulheres, entretanto, é mais difusa.

A alopecia androgenética é desencadeada por inúmeros fatores de ordem genética e hormonal. Esta condição também está associada ao excesso de hormônios andrógenos (masculinos), e por isso pode ser um problema para as mulheres, que sofrem diversas alterações hormonais ao longo da vida. Embora seja um quadro de origem genética e hereditário, a existência de um ou mais casos na família não significa que, necessariamente, a calvície se manifestará.

A boa notícia para quem sofre com a perda de cabelo é que há inúmeras opções de tratamento. Para saber a mais adequada, é necessário consultar um dermatologista, que fará uma investigação das características e das prováveis causas do problema. Dentre as opções terapêuticas estão os medicamentos tópicos, orais e a intradermoterapia capilar, ou MMP.  Em casos mais acentuados, o transplante de cabelo pode ser uma opção.

Transplante Capilar

De acordo com os dados divulgados pela SBC (Sociedade Brasileira do Cabelo), em média 42 milhões de brasileiros são reféns da calvície. A condição piora com a idade, e aos 60 anos, mais de 65% dos homens apresentam sinais de perda de cabelo.

Logo, o que pode ser feito sobre isso? O transplante capilar FUE é uma das soluções.

Em qual estágio de calvície você se encontra?

  1. Início de queda de cabelo
  2. Perda de cabelo nas entradas
  3. Perda de cabelo na frente
  4. Área frontal e coroa calva
  5. Parte superior e coroa calva
  6. Perda extensiva do cabelo
  7. Perda severa de cabelo

O que é a técnica de transplante capilar FUE?

Em primeiro lugar, o transplante de cabelo FUE (Foliculation Unit Extraction) é um procedimento ambulatorial minimamente invasivo.

Nessa técnica de transplante, os enxertos de unidade folicular, consistindo de um pequeno número de folículos pilosos, são removidos individualmente das áreas geneticamente mais fortes do couro cabeludo (doadores). Após isso, são artisticamente restaurado em suas áreas de desbaste (receptoras)

Como funciona o implante capilar FUE?

A princípio, a cirurgia capilar FUE envolve raspar a parte de trás da cabeça e, em seguida, remover folículos pilosos individuais, ao contrário de tomar uma tira inteira de couro cabeludo. Logo depois, o cirurgião prepara os enxertos e os coloca nas áreas receptoras. Todo o processo leva entre 4 e 8 horas, dependendo do tamanho do transplante.

Por meio dessa cirurgia de implante capilar, é realizada a coleta de unidades foliculares, uma a uma, da área doadora – couro cabeludo, barba ou tórax, por exemplo.

Eventualmente, os locais doadores se curam relativamente bem. Apenas pequenos pontos são perceptíveis, podendo ser cobertos pelo cabelo circundante.

Geralmente, o método FUE é pouco invasivo, e há menor probabilidade de apresentar complicações, como cicatrizes ou dor pós-operatória. Além disso, os folículos capilares podem ser removidos de várias áreas, não apenas de um único local, de modo que a espessura do cabelo nas áreas doadoras não é afetada.

Pós-operatório do implante FUE

Certamente, o médico pode receitar medicamentos para a dor, um antibiótico para prevenir a infecção ou um anti-inflamatório para impedir o inchaço. Sobretudo, os cuidados após transplante capilar FUE devem ser inteiramente seguidos.

Dessa maneira, o FUE capilar oferece tempos de recuperação mais rápidos.

Em geral, a maioria das pessoas retorna ao trabalho dentro de uma semana do procedimento. A propósito, se pontos forem usados, eles serão removidos em 10 dias.

Segundo a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, a maioria dos cabelos transplantados vai cair dentro de 6 semanas da cirurgia. Provavelmente, o crescimento de novos pelos deve ser visível nas áreas receptoras dentro de alguns meses, com o cabelo crescendo meia polegada por mês. Outras recomendações para uma melhor e mais rápida recuperação:

  • Evite fumar por 14 dias, uma vez que o cigarro retarda a cicatrização e pode comprometer o resultado da cirurgia;
  • Bebidas alcoólicas devem ser evitadas por 3 dias;
  • Se você pinta o cabelo, faça-o até três dias antes da operação. Ocasionalmente, você poderá pintá-lo novamente, porém somente três semanas após o procedimento.

Veja também:

Agende Uma Consulta

Contamos com uma equipe multidisciplinar, formada por médicas dermatologistas, enfermeiras, fisioterapeutas, esteticistas, terapeutas capilares, além de todo um staff centrado no atendimento e acolhimento do nosso paciente.

Responsável Técnico: Dra Cinthia Trisóglio – Crm: 138153 / RQE: 67026 – Dermatologista